O ideal é começar com caminhadas leves que intercalam caminhadas aceleradas ou trotes, lembrando-se sempre de aquecer e alongar bem todo o corpo antes de iniciar o exercício, pois isso prepara os músculos e os tendões para resistirem à atividade física.
Um cuidado que devemos ter ao começar um trabalho de corrida são com as lesões por esforço repetitivo, por isso é de extrema importância o trabalho de fortalecimento muscular de coxas e membros superiores, que ajudam a proteger as articulações e a aumentar a massa muscular.
É normal no início dos treinos sentir dor na lateral do abdômen, pois ela aparece devido à falta de resistência do corpo e à falta de ritmo na respiração. Mesmo que o cansaço não apareça e que a atividade não desgaste o corpo, é importante respeitar o ritmo dos treinos para evitar lesões nos músculos e nos joelhos, pois o aumento progressivo do ritmo fortalece e aumenta a resistência do corpo.
Para acelerar o ganho de força e resistência, deve-se incluir subidas no percurso dos treinos, e para melhorar o condicionamento físico e acelerar a recuperação dos músculos, é importante intercalar períodos de corridas leves durante a atividade física. Além disso, alterar entre correr e caminhar também funciona para ativar a queima de calorias e ajuda na perda de peso.
Importante escolher o tênis certo:
Para escolher o tênis certo para correr é importante saber o tipo de passada que se tem. Se pé toca o chão de forma reta, a passada é neutra, mas se o pé toca o chão mais com a parte interna, a passada é pronada, e se for com a parte externa, a passada supinada.
Existem tênis específicos para cada tipo de passada, pois eles ajudam a reajustar a posição do pé, além de ser importante avaliar o peso do tênis, o conforto e se ele é ou não impermeável, principalmente para pessoas que costumam correr em ambientes úmidos ou na chuva.
O Memorial Saúde curte dicas para uma rotina de prática de exercícios diários.
0 Comentário para "Dicas para quem quer começar a correr"
Escreva seu comentário