Como aumentar naturalmente a produção do hormônio do amor e da felicidade

Como aumentar naturalmente a produção do hormônio do amor e da felicidade

A relação amorosa e afetiva aumenta os níveis do hormônio, em relação a quantidade normal que circula no organismo, o que aumenta a sensação de bem-estar. O hormônio do amor e da felicidade: É assim que a ocitocina, uma substância produzida pelo organismo humano, tem sido chamada pela comunidade médica. Ela também melhora as relações sociais e afetuosas e têm efeitos ligados ao prazer.

 

As relações sociais e amorosas:

Estudos recentes têm descrito a ocitocina como um ‘neuropeptídeo social’, sendo importante na formação de memórias sociais e comportamentos afetivos. Esse hormônio pode aumentar a confiança nos pacientes, o fato é que melhora substancialmente as relações interpessoais.

Ao iniciarmos um relacionamento amoroso, o hormônio age no organismo, estimulado pelo contato físico, um carinho ou um abraço. Foi constatado em alguns estudos que a relação amorosa aumenta os níveis da ocitocina em até duas vezes o normal no início do relacionamento. Depois disso, os níveis ficam mais estáveis. Já o término da relação faz a quantidade cair.

 

O que inibe a ocitocina?

Estresse, pensamentos negativos, medo, ansiedade e sintomas relacionados a depressão diminuem o nível desse hormônio no organismo e, consequentemente, seus efeitos relacionados ao afeto e sociabilidade.

No organismo humano, o cortizol, hormônio produzido pelas glândulas supra-renais, causa os efeitos opostos ao da ocitocina, como o aumento da ansiedade. É um hormônio relacionado com nossos ancestrais e ligado a reações de fuga em situações de perigo. Mas, quando em excesso, pode causar estresse e se tornar um problema.

Dá para “estimular” a produção do hormônio?

Alguns alimentos e atividades diárias podem ajudar na liberação da ocitocina. Há uma miscelânea de ações possíveis para que a ocitocina e outros neurotransmissores, como endorfina e dopamina, possam ser liberados e causar sensações de bem-estar.

Entre os alimentos indicados pela sociedade médica estão: leite, ovos, carne, peixes e frutos do mar. Vegetais de folhas escuras também são importantes, pois possuem potássio, e são aliados no combate ao cansaço, como rúcula, agrião, brócolis e couve.

 

Atividades físicas, meditação ou até mesmo um trabalho voluntário que aumente a confiança e a sensação de bem-estar podem influenciar na produção e liberação da ocitocina. Entretanto, para que isso aconteça, a pessoa precisa se interessar pela atividade. Para produzir o hormônio, a pessoa precisa estar relaxada. Se não tiver condutas prazerosas, não conseguirá esse objetivo. Cuide da sua saúde e aumente a sensação de bem-estar.

 

Memorial Saúde deseja que você tenha uma melhor qualidade de vida.

 

Vídeo em destaque

Menopausa: entenda tudo sobre ela!

Menopausa: entenda tudo sobre ela!

A Menopausa é uma processo fisiológico normal na vida da mulher. Mas, acompanhar de perto e diminuir os sintomas podem trazer mais qualidade de...

Posts Recomendados

Anúncio