Quando procurar o endocrinologista?

Quando procurar o endocrinologista?

Os hormônios circulam por nosso corpo em pequenas quantidades, mas seus efeitos no organismo são enormes. As mudanças no equilíbrio dessas substâncias provocam consequências, e as vezes, o aparecimento de doenças graves.

Isso quer dizer que um hormônio "trabalhando" de forma errada pode por em risco a saúde do paciente. O médico é responsável por entender como este delicado ambiente funciona e diagnostica os casos de desequilíbrio hormonal. O especialista trata alterações nas glândulas que fabricam os hormônios, desde a hipófise, que é a glândula chefe do nosso sistema endócrino, passando pela tireoide, paratireoide, suprarrenal, pâncreas, ovários e testículos. As doenças tratadas incluem:

- Hipotireoidismo

- Hipertireoidismo

- Osteoporose

- Diabetes

- Hipoglicemia

- Síndrome do ovário policístico

- Puberdade precoce.

O endocrinologista também trata a obesidade em adultos ou crianças com ajuda de medicamentos. Através do conhecimento sobre o metabolismo e os hormônios relacionados com a perda de peso, pode-se definir se há necessidade de uso de remédio.  Junto com o nutricionista, pode prescrever a dieta alimentar mais adequada para os pacientes com distúrbios hormonais.

Outra vertente é a associação dos endocrinologistas com os psiquiatras, especialmente nos casos de distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia e em casos de ansiedade ou compulsão alimentar.

Procure esse médico especialista caso perceba alguns dos problemas citados acima.

 

O Memorial Saúde dá dicas importantes para você cuidar da sua saúde.

 

Vídeo em destaque

Catapora - Veja como se prevenir

Catapora - Veja como se prevenir

Manchas vermelhas pelo corpo, coceira e febre. Estes são alguns dos sintomas da catapora, uma doença que atinge crianças e adultos. Entenda mais...

Posts Recomendados

Anúncio