Fornecer apoio para ajudar pessoas com pré-diabetes a fazer pequenas mudanças em seu estilo de vida, dieta e atividade física pode reduzir quase pela metade o risco de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com os resultados do Norfolk Diabetes Prevention Study (NDPS), o maior estudo de pesquisa de prevenção de diabetes do mundo nos últimos 30 anos.
As descobertas do ensaio clínico NDPS, que durou oito anos e envolveu mais de 1.000 pessoas com pré-diabetes com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2, acabaram de ser publicadas no jornal internacional JAMA Internal Medicine.
O estudo - o maior estudo de prevenção de diabetes no mundo nos últimos 30 anos - descobriu que o apoio para fazer mudanças modestas no estilo de vida, incluindo perda de dois a três quilos de peso e aumento da atividade física ao longo de dois anos, reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 40 a 47 porcento para aqueles classificados como tendo pré-diabetes.
A pesquisa testou uma intervenção simples no estilo de vida, que ajudou as pessoas a fazer pequenas mudanças alcançáveis nos hábitos e que levaram a uma perda modesta de peso e a aumentos na atividade física. É importante ressaltar que essas mudanças foram sustentadas por pelo menos dois anos e o peso perdido não foi recuperado. Essas descobertas são importantes porque mostram que um programa de estilo de vida do "mundo real" pode realmente fazer a diferença para ajudar as pessoas a reduzir o risco de diabetes tipo 2 (início na idade adulta).
O professor Mike Sampson, Pesquisador Chefe do NDPS e Consultor em Diabetes do NNUH, disse: "Estamos muito satisfeitos com os resultados deste ensaio, pois até agora ninguém tinha certeza se um programa de estilo de vida do mundo real prevenia o diabetes tipo 2 na população de pré-diabetes que nós estudamos, pois não houve ensaios clínicos que mostravam isso. Nós agora apresentamos um efeito significativo na prevenção do diabetes tipo 2 e podemos ser muito otimistas, pois mesmo uma modesta perda de peso e um aumento na atividade física em programas do mundo real como este têm um grande efeito no risco de adquirir o tipo 2 de diabetes. É importante saber isso, já que os métodos clínicos para diagnosticar diabetes e pré-diabetes mudaram muito nos últimos anos.”
Colin Greaves, Professor de Psicologia Aplicada à Saúde da Universidade de Birmingham, que liderou conjuntamente o desenvolvimento da intervenção NDPS, disse: "Se você foi diagnosticado com pré-diabetes, esta abordagem oferece uma maneira de tomar uma direção diferente em sua vida - saia do caminho para o diabetes tipo 2 e entre no caminho para um futuro mais saudável."
fonte: Medical Xpress
0 Comentário para "Perda de peso pode reduzir pela metade risco de diabetes, diz estudo!"
Escreva seu comentário