Seis dicas para combater a insônia e dormir melhor!

Seis dicas para combater a insônia e dormir melhor!

“Passamos um terço das nossas vidas dormindo.” A frase é tão conhecida que virou até bordão publicitário. Afinal, o sono é mais do que fundamental para a manutenção da vida, sendo o principal responsável pela saúde mental e social.

Mais da metade da população sofre de problemas do sono. Mas, a grande maioria não entende as razões e, por conseguinte, não procura soluções.

Geralmente, dormir mal está associado ao problema de insônia, mas existem diversos outros tipos de alterações e perturbações do sono que podem ser divididas em dois grandes grupos.

Os casos clássicos são insônia (dormir poucas horas), a hipersônia (o oposto, dormir demais) e a alteração do ciclo do sono (dormir de dia e ficar esperto a noite).

Já as parassonias estão associadas a alterações fisiológicas ou comportamentais associadas ao sono, como pesadelos, terrores noturnos, sonambulismo, apneia do sono, falar ao dormir, etc.

Dormir mal muitas vezes está associado ao estilo de vida e a rotina que você pratica antes de ir para a cama. A hora de deitar é um momento para esvaziar a mente. Nada de preocupações. Existem algumas práticas que podem melhorar a qualidade do seu sono. Confira:

1 – Deixe o celular longe da cama (de preferência desligado);

2- O quarto deve ser um lugar tranquilo. Retire ou camufle todos os aparelhos que causem ruídos ou emitam luz durante a noite.

3 – Estabeleça uma rotina de relaxamento antes de deitar. Tome um banho morno, leia um livro ou ouça uma música relaxante e só vá para o quarto quando estiver relaxado.

4 – Não tome medicamentos por conta própria! Remédios como os hipnóticos só devem ser usados por curtos períodos de tempo, assim como calmantes. A posologia deverá sempre ser realizada sob a supervisão médica.

5 – Evite fazer exercícios físicos quatro horas antes de dormir.

6 – Não tome chá preto, café ou bebidas alcoólicas antes de dormir. Prefira bebidas e comidas leves (torrada, biscoito, iogurte, etc.).

Para adultos, considera-se normal dormir entre 6h e 9h por noite. As crianças necessitam de 9h a 14h de sono. Enquanto os idosos com mais de 65 anos precisam de menos (cerca de 4h a 8h).

É sempre possível fazer diagnósticos mais precisos da perturbação do sono em laboratórios. Logo, não desanime: haverá resposta para o seu problema.

O Memorial Saúde tem como missão estimular a qualidade de vida e o bem-estar. Ser saudável inclui um excelente acompanhamento médico em diversas fases da vida. E, o Memorial Saúde tem história e uma vasta rede credenciada para cuidar de você.

Vídeo em destaque

Esfoliante e limpeza de pele caseira

Esfoliante e limpeza de pele caseira

Você sabia que é possível fazer uma boa limpeza de pele com produtos caseiros? Descubra a receita e repita a cada 15 dias. Veja sumir as marcas da...

Posts Recomendados

Anúncio