A diabetes gestacional pode ocorrer no terceiro trimestre da gestação e está relacionada a resistência à insulina.
Nesta fase da gestação, há um aumento das demandas nutricionais no organismo. A gestante precisa consumir carboidratos para fornecer quantidades ideais de glicose para o bebê.
No entanto, devido aos homônimos da gravidez, a produção de insulina pelo pâncreas pode ser diminuída. Com isto, este órgão nem sempre é capaz de aumentar os níveis de produção deste hormônio, o que causa maior concentração de açúcar no sangue e, consequentemente, a diabetes.
Um ponto positivo é que a diabetes gestacional quase sempre tem cura logo após o parto. Para isto, é importante que o tratamento seja feito sob orientação de um nutricionista, do obstetra e de um endocrinologista, de forma que o controle da glicemia seja eficaz.
É recomendado que a gestante coma alimentos com baixo índice glicêmico, como frutas com casca. Além disto, é importante diminuir a quantidade de açúcar e carboidratos simples da alimentação.
A prática de exercícios é fundamental para manter os níveis de glicose equilibrados. A atividade praticada, precisa ser realizada sob orientação médica.
Ter acompanhamento médico em todo o período da gestação é a forma de acompanhar os níveis glicêmicos e o aumento de peso de forma gradual, permitindo o desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.
Qualidade de Vida
0 Comentário para "Como prevenir diabetes gestacional ?"
Escreva seu comentário