É na faixa dos 60 anos que os homens começam a sentir a perda de massa e função muscular causadas pelo envelhecimento. Já nas mulheres esse processo começa mais cedo, em torno dos 50 anos. No entanto, essa perda de músculo não resulta na diminuição correspondente do peso, pois é substituído por gordura corporal.
Levantar uma cadeira, acelerar o passo ou até mesmo manter o equilíbrio são situações que exigem mais esforço do ser humano após os 70 anos, devido à perda muscular, que evolui de forma acelerada no corpo. Por isso o fortalecimento muscular deve ser uma preocupação constante, em qualquer idade.
Para os profissionais da área de saúde, existe uma relação direta entre atividade física e qualidade de vida na terceira idade. São cada vez mais expressivas as pesquisas sobre a expectativa de vida da população e o fortalecimento muscular, que ganha um papel fundamental na obtenção de bons resultados.
A musculação torna-se, então, uma atividade importantíssima com o passar dos anos, auxiliando na redução de doenças que vão da depressão a artrite, diabetes, osteoporose, obesidade e dores nas costas. Portanto, mantenha-se ativo em qualquer idade para viver de maneira saudável. Esporte adequado a sua idade, caminhada e ginástica são fundamentais para a boa forma física e por que não dizer mental e espiritual.
0 Comentário para "Músculos, quanto mais idade maior os benefícios em tê-los!"
Escreva seu comentário