O nome correto do problema é hordéolo, e ocorre quando a inflamação é especificamente nas glândulas Zeiss e Mol, que ficam na região mais externa da pálpebra.
Quando a inflamação ocorre na glândula mais interna (chamada de Meibomius), é um calázio, que normalmente é um cisto não infeccioso e causa sintomas menos dolorosos, apesar de só ser retirado com cirurgia.
Essas três glândulas são responsáveis pela produção da gordura que é incorporada à lágrima e impede que ela se evapore com facilidade dos olhos, mantendo-os hidratados.
O terçol ocorre quando as glândulas produtoras da parte lipídica da lágrima são obstruídas, o que pode ocorrer por alguns motivos:
- Infecção bacteriana: quando uma bactéria comum se aloja dentro da glândula.
- Mau funcionamento da glândula: qualquer problema na ação dessas estruturas pode causar acúmulo de substâncias e levar à inflamação.
- Blefarite: essa doença causa uma inflamação na borda das pálpebras, onde nascem os cílios, e sua recorrência pode favorecer o surgimento do terçol.
- Excesso de oleosidade nos olhos: pessoas que produzem um sebo excessivo nessa região podem acabar tendo as glândulas sebáceas obstruídas.
O terçol é mais comum em pessoas que:
- Apresentam o quadro de blefarite.
- Sofrem de oleosidade excessiva na pele.
- Estão na adolescência e a desregulação dos hormônios torna sua pele mais oleosa.
- Estão na terceira idade.
Sintomas de Terçol:
A característica mais marcante do terçol é o inchaço na pálpebra, que pode ocorrer na parte de cima ou de baixo dos olhos. Muitas vezes, esse inchaço pode ter uma pontinha amarela, que indica a presença de pus.
Outros sintomas de terçol comuns são:
- Dor local.
- Calor e vermelhidão.
- Sensação de corpo estranho.
- Visão embaçada.
- Lacrimejamento.
- Fotofobia.
Se o terçol for muito grande, ou houver mais de um, ele pode influenciar na curvatura da superfície da córnea, causando um leve astigmatismo que costuma ser solucionado no fim do quadro. No entanto, isso ocorre mais comumente em casos de calázio.
O Memorial Saúde recomenda que por mais que o terçol pareça um problema simples, o ideal é sempre buscar um oftalmologista, para que ele possa garantir que se trata de um hordéolo mesmo e não é um problema mais grave.
0 Comentário para "Terçol - Sintomas, Tratamentos e Causas"
Escreva seu comentário