A importância do leite materno

A importância do leite materno

O leite materno é capaz de proteger os bebês contra infecções, prevenir alergias, doenças crônicas e diminuir as chances de a criança desenvolver uma doença mais grave, como câncer. É o que afirma a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP.

O leite materno é produzido pelo corpo da mãe especialmente para o filho, e contém a quantidade e qualidade de nutrientes correta para o bebê. O interessante é que o leite muda conforme a idade gestacional (prematuro, recém-nascido de um dia, dois dias ou de vários meses). Por isso mesmo com a fabricação de fórmulas para cada fase do bebê, elas nunca serão iguais ao leite da mãe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão do leite materno para crianças de até 2 anos.

Claro que existem casos em que a mãe precisa do auxílio de produtos externos. Seja pelo fato de a mãe produzir pouco leite ou até mesmo nenhum. Há ainda chances de o bebê recusar o peito ou ter dificuldades para sugar o leite. Nestes casos a fórmula se faz necessária para que o bebê cresça saudável. A indicação tem que vir de um médico especialista.

Independente qual seja a dificuldade na amamentação, o importante é que a mãe não se sinta culpada pelo fato de não conseguir saciar totalmente o seu bebê. Curtir esse momento especial, mesmo sem a amamentação integral vai trazer benefícios para ambos.

 

O Memorial Saúde reforça a importância da amamentação para a saúde dos bebês.

 

Vídeo em destaque

Vencendo o Câncer

Vencendo o Câncer

Alimentação, estilo de vida e genética, muitos fatores podem ser motivo para o surgimento de um câncer! Mas, em todos os casos a descoberta...

Posts Recomendados

Anúncio