O Brasil registrou mais de 70 mil casos de Tuberculose em 2018, segundo o Ministério da Saúde.
No Rio de Janeiro, o alto índice da doença também assusta. Segundo a médica e pneumologista do Memorial Saúde, Maria Tostes do Nascimento, a doença ainda não foi erradicada no país. Somente no ano passado, o Brasil registrou 72 mil casos da tuberculose e isso assusta.
- "Infelizmente, o Rio de Janeiro ainda é o segundo Estado com mais casos da doença atrás do Amazonas. O quadro da doença ainda é grave no nosso Estado", afirma a médica.
Os sintomas são: tosse prolongada por mais de duas semanas, emagrecimento e suor noturno. Fatores sociais como grandes aglomerações, alto índice de pobreza, alcoolismo, o HIV e a diabetes podem aumentar a vulnerabilidade de contágio.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria e transmitida de pessoa para pessoa através da tosse que deixa os bacilos no ar. Ela afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir órgãos como ossos, rins e gânglios.
O tratamento é gratuito e feito somente em postos médicos, através de antibióticos. Não pode comprar remédio na farmácia em hipótese alguma.
Quando o paciente segue o tratamento as chances de cura são enormes. Porém, o abandono é uma das principais razões que dificulta a cura da tuberculose.
O acompanhamento médico é necessário até o fim do tratamento. Ter bons hábitos de higiene e alimentação são formas também de prevenir a doença.
As principais dicas de higiene para prevenir a tuberculose são:
- Faça uma dieta equilibrada com frutas, vegetais, cereais, fibras e carnes magras.
- Evite alimentos muito açucarados e gordurosos.
- Reduza o excesso de bebidas alcoólicas e cigarro.
- Mantenha sempre os ambientes limpos e arejados.
- Prefira passeios ao ar livre.
- Use lenços ao tossir e espirrar.
- Prefira passeios ao ar livre.
- Use lenços ao tossir e espirrar.
0 Comentário para "Conheça a tuberculose: sintomas e tratamentos da doença"
Escreva seu comentário