Você não precisa cortar todo o sal da sua dieta. A OMS (Organização Mundial de Saúde) aconselha que o consumo de sal não ultrapasse os seis gramas diários. Existem várias maneiras saudáveis de usar temperos naturais. Isso vai trazer muitos benefícios para sua saúde.
Temperos naturais são a melhor alternativa para diminuir o consumo de sal no dia a dia. Eles realçam o sabor do prato e adicionam mais nutrientes, vitaminas e fibras na sua alimentação. Veja a seguir algumas opções ótimas:
- Alho: esse tempero natural muito comum nas cozinhas traz vários benefícios para a saúde. Diminui a pressão sanguínea e os níveis de colesterol e ainda combina com diversos alimentos. Além disso, elimina toxinas do organismo e bactérias patogênicas.
- Cebola: outro tempero básico, a cebola realça o sabor dos alimentos e é muito rica em potássio, que ajuda no controle da pressão arterial. Também combina com todos os pratos e auxilia no combate aos problemas respiratórios.
- Pimenta: a pimenta é popular em muitos lugares no Brasil e não é à toa. Pode ser utilizada em aves, carnes, peixes e pratos regionais. Melhora o sistema imunológico e ajuda na digestão. Também acelera o metabolismo e isso auxilia no emagrecimento.
- Gengibre: muito usado no Japão, o gengibre pode ser utilizado tanto em pratos doces quanto salgados. Consumido em sucos, também pode dar mais sabor a sopas, caldos e cozidos. Tem ação diurética, antidepressiva e combate dor de cabeça e náuseas.
- Limão: o suco do limão, que deve ser espremido na hora, é ótimo para temperar peixes e saladas. É fonte de potássio que ajuda no controle da pressão arterial.
- Coentro: o coentro tem um sabor mais específico e por isso pode não agradar a todos os paladares. Mas faz muito bem à saúde porque é fonte de vitaminas A, C e B. Pode-se usar tanto as folhas quanto as sementes para finalização dos pratos.
- Hortelã: essa plantinha vai muito bem no tempero de peixes, carnes e molhos, além de sucos. É ótimo para digestão, aliviando assim problemas intestinais e estomacais.
- Manjericão: o manjericão vai muito bem em massas e também sopa de legumes, com tomate e todo tipo de carne. Melhora o fluxo sanguíneo e tem função antioxidante e anti-inflamatória.
- Salsinha: muito famosa, a salsinha é bem conhecida de quem cozinha. Seja natural ou desidratada, confere um sabor leve e especial a qualquer prato. Combate doenças do coração e problemas renais.
- Orégano: muito usado na forma desidratada, o orégano é famoso por temperar pizzas e massas. Mas pode ser utilizado também em carne moída e aves. A folha fresca dá ainda mais sabor aos pratos.
Esses são alguns exemplos de temperos naturais que você pode ir acrescentando aos poucos no seu dia a dia para substituir o sal ou até mesmo para dar mais sabor às suas refeições diárias.
O Memorial Saúde compartilha dicas para você cuidar da sua saúde, se alimentando de uma forma mais equilibrada.
0 Comentário para "Temperos naturais: as melhores opções para substituir o sal"
Escreva seu comentário