Para viver mais e colher os benefícios de praticar atividade física, não é preciso realizar atividades de alta intensidade ou outras por mais de 10 minutos de uma vez. Essa é a conclusão do estudo divulgado pelo BMJ (Jornal Médico Britânico).
Ou seja, todo tipo de atividade que "mexa" o corpo conta, contanto que atinja os 150 minutos semanais recomendados pelo OMS (Organização Mundial da Saúde). Veja quais entram na lista:
1- Passear com o cachorro
Ter um cachorro e passear com ele, por exemplo, já pode ser uma forma de fugir do sedentarismo. Segundo o estudo divulgado na Revista Nature, donos de cachorro praticavam mais atividade física do que quem não tinha animal.
Enquanto 88% dos donos de cachorro atingiam a quantidade recomendada de atividade semanal de 150 minutos, apenas 29% de quem não tinha praticava atividade o mínimo necessário indicado.
2- Cozinhar
De acordo com site 8700, promovido pela Autoridade Administrativa de New South Wales (NSW), a quantidade de energia consumida pelo corpo quando cozinhamos chega a quase 70% da consumida quando caminhamos com o cachorro. Então deixar o restaurante de lado e fazer comida em casa é a escolha certa não só para o bolso e para o estômago.
3- Cuidar de criança
Não é em vão que tomar conta de criança possa ser cansativo. De acordo com o site do governo de New South Wales, a quantidade de calorias consumida em 10 minutos de cuidados infantis está próxima da energia consumida na mesma quantidade de tempo nos levantamentos de peso.
4- Faxina
A limpeza leve da casa também entra na conta como uma atividade física no mesmo patamar de levantamento de peso e cuidados infantis. Mas o maior cuidado deve ser, claro, o de não permanecer em uma posição que prejudique a coluna enquanto se realiza a tarefa.
Além disso, uma pesquisa da University College London relacionou a faxina com a diminuição de estresse e à saúde do coração. Não só relacionado à condição cardíaca, o estresse pode causar vários problemas graves, como a baixa da imunidade.
Benefícios dos exercícios do cotidiano:
De acordo com a pesquisa que analisou mais de 1600 pessoas, quem praticava exercício mesmo com intervalos curtos, teve a saúde do coração quase equivalente a de quem praticava por longos períodos de tempo.
Para cada 30 minutos de atividade de baixa intensidade a mais, as pessoas estudadas com idade entre 72 e 91 anos já tiveram uma taxa de mortalidade 17% menor que aquelas que passavam mais tempo paradas. Na pesquisa, em relação à saúde física e a taxa de mortalidade, também foram coletados dados sobre práticas de exercícios, condições cardíacas, taxa de consumo de cigarro e bebidas alcoólicas.
Pratique atividade física e tenha mais qualidade de vida.
O Memorial Saúde dá dicas para você se cuidar cada vez melhor.
0 Comentário para "Você faz exercício físico direto e pode não saber"
Escreva seu comentário