Neste domingo, dia 21 de junho, se comemora o Dia Nacional de Prevenção a Asma, uma doença crônica, mas que pode ser controlada. Para evitar que a asma se agrave, o ideal é que os asmáticos recebam o tratamento adequado e trabalhem com a prevenção, possibilitando a melhora da qualidade de vida.
Estudos revelam que cerca de 20% da população brasileira têm problemas de Asma. Ela pode ser mais recorrente em crianças ou também ser vista durante toda a vida adulta de um indivíduo. Os principais sintomas da doença são falta de ar, cansaço, chiado no peito e tosse.
Para prevenir a doença é preciso dar atenção ao ambiente, que deve ser o mais higiênico possível, visando restringir o contato do paciente com elementos desencadeantes de crise, sejam alérgenos ou irritantes, como: poeira, mofo, pólen, fezes de barata, pelos de animais etc.
Ainda se recomenda não ter fumantes no ambiente domiciliar. Os animais devem ser mantidos fora de casa, ou no mínimo, não entrarem nos quartos de dormir. Colchões e travesseiros devem ser forrados com material impermeável e este forro precisa ser lavado periodicamente. As baratas devem ser combatidas, e a dedetização estar sempre em dia, pois estão relacionadas à alergia e maior gravidade da asma.
O tratamento é baseado nestas medidas de higiene do ambiente e nos medicamentos e vacinas para alergia. Os medicamentos disponíveis são divididos em: drogas de alívio (para crises) e profiláticas (manutenção). A melhor forma de utilizar os medicamentos é a inalatória, pois assim são inalados diretamente para o local da reação e podem ser usados em doses menores que as necessárias por outras vias.
A palavra “STOP” tem as inicias com medidas que ajudam bastante os asmáticos, no combate e controle da doença.
S - Sintomas a avaliar
T - Testar a resposta obtida com a medicação e com o controle ambiental
O - Observar e avaliar o paciente de forma contínua
P - Proceder o ajuste ao tratamento e às medidas de controle ambiental
O Memorial Saúde reforça a importância dos cuidados com a asma.
0 Comentário para "Asma, uma doença que pode ser controlada!"
Escreva seu comentário