As atividades físicas fazem muito bem para saúde de todo mundo, mas na gestação elas trazem benefícios específicos para mamãe e o bebê. Por exemplo, melhoram a oxigenação, ajudam a fortalecer os músculos que dão apoio à coluna e aprontam o corpo para o parto. Saiba quais são os exercícios mais comuns.
1. Kegel
Deitada com as costas viradas para o chão, dobre as pernas em um ângulo de 90°, levante o tronco, contraia e segure o tempo que puder. Relaxe os músculos, baixe as pernas e repita por umas 10 vezes, mais ou menos.
Esse exercício é ótimo para fortalecer o assoalho pélvico, que nada mais é do que um conjunto de músculos, ligamentos e tecidos que trabalham como uma rede de sustentação para os órgãos da pelve, como a bexiga, o reto e o útero.
2. Agachamento
O agachamento é um dos exercícios mais feitos por quem quer ter um parto normal. Realizado durante a gestação, ele fortalece os músculos requisitados no momento do parto e, antes do trabalho de parto ativo, ajuda a ampliar a saída da pélvis, ou seja, o bebê tem mais espaço para passar.
Para fazer agachamento com maior segurança, é preciso encostar em uma parede para ter apoio. Com a coluna retinha, mantenha os pés separados e alinhados em direção aos ombros, a uma distância de 14 cm da parede.
Deixe os braços relaxados ao lado do corpo e deslize devagar, descendo com as costas ainda retas, até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Mantenha por 10 segundos e retorne à posição inicial.
3. Caminhada
A caminhada é uma das atividades mais democráticas. Afinal, é recomendada para quase todas as pessoas, incluindo as gestantes. Durante a gravidez, ela ajuda na melhora da circulação sanguínea e no condicionamento físico.
Já no trabalho de parto, ela auxilia no aumento do ritmo das contrações, na redução da dor e no tempo total dele. Por isso, não é incomum ver grávidas andando pelos corredores da maternidade antes do nascimento do bebê. Por isso, faça caminhadas na gestação, conforme a orientação médica, e no intervalo das contrações.
4. Inclinação pélvica
É um exercício que ajuda a fortalecer os músculos do abdômen e a aliviar as dores das costas na gestação e no trabalho de parto, além de melhorar a flexibilidade. Para fazê-lo, fique de quatro, apoiada sobre as mãos e os joelhos e com a cabeça alinhada com a coluna.
Garanta que está confortável na posição antes de começar os movimentos, ok?
Encolha a barriga e levante as costas, mantenha a posição por alguns segundos e relaxe, mas com as costas retinhas. No começo, repita de 3 a 4 vezes. À medida que se sinta capaz, aumente até chegar a 10 repetições.
Os exercícios para gestantes trazem benefícios em todos os 9 meses e na hora de ter o bebê, como maior bem-estar e ajuda no trabalho de parto. Porém, é preciso conversar com o obstetra antes de começar a praticá-los, pois cada gravidez tem suas particularidades.
O Memorial Saúde apoia a adoção de exercícios que ajudam a alcançar um estilo de vida mais saudável.
0 Comentário para "Exercícios para gestantes que ajudam na hora do parto"
Escreva seu comentário