Você já planejou o seu ano? Mais do que ter organização e foco, fazer planos nos ajuda a dar sentido à vida e tem impacto positivo direto na nossa saúde mental, reforça os especialistas da área.
o processo de planejamento faz parte das etapas psíquicas. Por isso, os planos otimizam nossa inteligência e são um recurso essencial para lidar com os desafios que a vida impõe, principalmente no âmbito emocional. Já a falta deles é prejudicial e pode levar para a preguiça cognitiva e o vazio existencial.
Além de estimular a inteligência. Traçar metas e objetivos pode mudar nosso humor, nos relaxar e se tornar até uma diversão. Os sonhos, grandes ou pequenos, nos dão mais segurança, motivação e esperança em um futuro melhor e mais promissor. Além disso, podem nos ajudar a enfrentar situação difíceis.
Neste período que vivemos, os planos ajudam a ressignificar aos nossos dias e diminuir a sensação de perda de controle trazida pela pandemia. Em tempos de coronavírus, fazer um planejamento de ações futuras ajuda a olhar tudo de uma forma mais serena e confiante.
Especialista recomendam começar com planos simples e de curto prazo para experimentar os efeitos positivos que proporcionam ao serem alcançados. Mas, sem deixar de lado o foco em planos de médio e longo prazo, porque eles estimulam a nossa capacidade de enxergar um futuro melhor, sem pandemia, sem isolamento e ao lado de quem a gente ama.
Fonte: Gazeta do povo
0 Comentário para "Fazer planos tem impacto positivo na saúde mental."
Escreva seu comentário