Brasileiros acreditam mais nas fake news sobre a Covid-19 do que povos de outros países

Brasileiros acreditam mais nas fake news sobre a Covid-19 do que povos de outros países

Há uma verdadeira infodemia sobre o coronavírus no Brasil, 94% dos brasileiros entrevistados viu, pelo menos, uma das notícias falsas sobre o coronavírus. A afirmação é o resultado da pesquisa realizada pela Avaaz.org.

O estudo mostrou, que cerca de 8 em cada 10 pessoas viram até mesmo duas ou mais das notícias falsas, e quase 6 em cada 10 viram ao menos três notícias falsas, de março a maio, sobre a Covid-19.

Os internautas brasileiros acreditam mais nas informações falsas sobre o coronavírus que os italianos ou os americanos, por exemplo. Cerca de 73% dos brasileiros entrevistados acreditam que pelo menos um dos conteúdos com desinformação é verdadeiro ou provavelmente verdadeiro. Em seguida vem os estadunidenses (65%) e italianos (59%).

O WhatsApp e o Facebook estão entre as três fontes mais citadas pelos brasileiros para todas as declarações falsas mostradas na pesquisa da Avaaz. A pesquisa revela que 59% viram ao menos um dos conteúdos desinformativos sobre o coronavírus no WhatsApp.

A boa notícia é que 80% dos brasileiros dizem que gostariam de receber correções de verificadores de fatos expostos em notícias falsas. Entre aqueles que se informam sobre a pandemia principalmente através do Facebook, esse número sobe para 83%.

Esteja sempre atendo ao que recebe e repassa, confie em fontes oficiais. As fake news causam dúvidas e podem causar prejuízos à saúde.

fonte: Avaaz.org

 

O Memorial Saúde reforça a importância de se combater as notícias falsas.

 

Vídeo em destaque

Dez motivos para iniciar uma atividade física

Dez motivos para iniciar uma atividade física

Você está pensando em iniciar uma atividade física? Veja 10 motivos que vão te motivar para este início! Vontade é sempre o primeiro passo!...

Posts Recomendados

Anúncio