Brasileiros acreditam mais nas fake news sobre a Covid-19 do que povos de outros países

Brasileiros acreditam mais nas fake news sobre a Covid-19 do que povos de outros países

Há uma verdadeira infodemia sobre o coronavírus no Brasil, 94% dos brasileiros entrevistados viu, pelo menos, uma das notícias falsas sobre o coronavírus. A afirmação é o resultado da pesquisa realizada pela Avaaz.org.

O estudo mostrou, que cerca de 8 em cada 10 pessoas viram até mesmo duas ou mais das notícias falsas, e quase 6 em cada 10 viram ao menos três notícias falsas, de março a maio, sobre a Covid-19.

Os internautas brasileiros acreditam mais nas informações falsas sobre o coronavírus que os italianos ou os americanos, por exemplo. Cerca de 73% dos brasileiros entrevistados acreditam que pelo menos um dos conteúdos com desinformação é verdadeiro ou provavelmente verdadeiro. Em seguida vem os estadunidenses (65%) e italianos (59%).

O WhatsApp e o Facebook estão entre as três fontes mais citadas pelos brasileiros para todas as declarações falsas mostradas na pesquisa da Avaaz. A pesquisa revela que 59% viram ao menos um dos conteúdos desinformativos sobre o coronavírus no WhatsApp.

A boa notícia é que 80% dos brasileiros dizem que gostariam de receber correções de verificadores de fatos expostos em notícias falsas. Entre aqueles que se informam sobre a pandemia principalmente através do Facebook, esse número sobe para 83%.

Esteja sempre atendo ao que recebe e repassa, confie em fontes oficiais. As fake news causam dúvidas e podem causar prejuízos à saúde.

fonte: Avaaz.org

 

O Memorial Saúde reforça a importância de se combater as notícias falsas.

 

Vídeo em destaque

Especial Dia Internacional da Mulher

Especial Dia Internacional da Mulher

A mulher vence batalhas diárias e segue em frente sempre, com amor e gentileza no olhar! Mulher, orgulhe-se de ser quem você é, e saiba o tamanho...

Posts Recomendados

Anúncio