Sabemos que a amamentação traz diversos benefícios ao bebê. Mas, além disso, a mãe também se beneficia. Você sabia?
O Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) promovem durante o Mês do Aleitamento Materno a importância do leite da mãe, que deve ser o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida. Amamentar até os seis meses diminui o risco de câncer de mama na mulher e ajuda no pós-parto, já que durante a amamentação o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.
Além disto, o aleitamento materno também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Outro ponto importantíssimo é a doação de leite! O Ministério da Saúde teve a iniciativa de desenvolver Bancos de Leite Humano (BHL), e atualmente no Brasil possui 221 bancos de leite e 188 postos de coleta.
O alimento é doado para mulheres que têm dificuldade para amamentar e bebês prematuros ou doentes, internados em instituições de saúde. No BLH (Banco de Leite Humano) o leite doado passa por uma série de testes antes de ser consumido por algum bebê.
A tão aguardada Introdução Alimentar só deve ser iniciada a partir dos 6 meses de vida do bebê e sob orientação médica.
Qualidade de Vida
0 Comentário para "Saiba mais sobre a amamentação"
Escreva seu comentário